Síndico Morador X Síndico Profissional
Um olhar não muito distante no passado dos condomínios, o síndico morador esteve presente, principalmente, para administrar contas, efetuar obras, reparos e apartar as relações conturbadas entre os moradores. Essa posição de destaque não era disputada por um estranho ao condomínio por um pensamento de não fazer jus a importância e zelo ao serviço. As eleições de síndico geralmente caminham para duas situações: ou são disputadas entre os condôminos, ou não há candidatos para o cargo. E mesmo havendo, muitas vezes também não há preparo para essa gestão.
O síndico profissional procurado timidamente por empreendimentos grandes com vários edifícios, vem crescendo para gerenciar também condomínios de médio e pequeno porte. Afinal, o administrador predial traz uma carga acadêmica maior através da preparação de cursos e experiência no mercado. Paciência deve ser uma virtude, pois se lidando com pessoas os síndicos vão estar com problemas a todo momento, e a paciência vai trazer bons frutos para a relação síndico – condômino. Além é claro de sua imparcialidade nos impasses entre condôminos e pelo fato de não morar na residência, o problema de cobranças indevidas em horários indesejados por moradores para síndicos moradores não existe. Sendo o profissional está sempre de pronto atendimento para se comunicar de maneira clara e num curto espaço de tempo para resolver de melhor forma possível os problemas e cobrar o cumprimento do regulamento interno.
É de suma importância o síndico profissional conhecer a legislação condominial (Leis do inquilinato), tomar conhecimento da convenção por ser personalizada para cada prédio, e seu regulamento interno. Saber se portar nas assembleias ordinárias e extraordinárias; acompanhar a execução e/ou redigir atas; elaborar a previsão orçamentária; manter os registros de ocorrências atualizados. Ter conhecimento em direito trabalhista; folha de pagamento/cálculos trabalhistas são um diferencial. Adequar as despesas para a realidade do condomínio, cobrar os inadimplentes e usar de forma coerente as penalidades é serviço de um profissional ético e integro. Rotinas administrativas, manutenção predial (Laudo de auto vistoria), gerenciamento de risco, administração de conflitos e excelência no atendimento são o grande diferencial para minimizar problemas e maximizar a paz entre os condôminos e manter o índice financeiro no verde.
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